Central de atendimento:

Perguntas Frequentes

A primeira providência é verificar se o óbito ocorreu naturalmente ou de forma violenta.

Morte natural

No caso de ser natural e a pessoa estava sendo acompanhada, o médico deverá ser chamado imediatamente para providenciar um documento chamado “Declaração de Óbito”. De posse desse documento a família poderá encaminhar para o serviço funerário.

Quando se tratar do falecimento de uma pessoa em casa que não estava em acompanhamento médico, os familiares devem acionar o IML (Instituto Médico Legal) mais próximo, ou na dúvida acionar o 190: serviço de emergência da Polícia Militar. A causa da morte será investigada e será emitido o laudo pericial, para que a família providencie o funeral.

Morte Violenta

Nos casos de acidente, suicídio ou assassinato, imediatamente deve ser acionado o número 190.

A Polícia Militar vai até o local para registrar o atendimento e preservar a área. A Polícia Civil encaminha equipe da Perícia Criminal e do IML. A partir daí, os peritos levantam as informações técnicas encontradas e liberam o corpo para o Instituto Médico Legal.

Depois de cumpridas as formalidades legais, será emitido uma lauda indicando a causa morte e o corpo poderá ser encaminhado pela família para uma empresa de serviço funerário.

Procedimentos básicos para acionar o serviço funerário

Com a Declaração de Óbito em mãos (ou atestado de óbito) emitido pelo médico da família, ou SVO (Serviço de Verificação de Óbitos) ou IML (Instituto Médico Legal), os familiares poderão contratar o serviço funerário, sepultamento ou cremação.

Caso o falecido possua o plano funerário, ou seja dependente em algum plano, a empresa deverá ser contatada imediatamente.

Para serviço funerário, ligue imediatamente Plantão 24 horas (61) 3544-4569.

 

Além de toda a tranquilidade em ter assegurada a assistência necessária em um momento de perda, você conta com vários benefícios em vida.

Assista ao vídeo e tire agora as suas dúvidas sobre por que contratar um plano de assistência funerária. CLIQUE AQUI

Ligue imediatamente para o Plantão 24 horas para receber as orientações necessárias:

Brasília / Entorno

(61) 3544-4569
(61) 99983-4504

Declaração de Óbito

É o formulário oficial do Ministério da Saúde que deve ser preenchido pelo médico para atestar a morte de uma pessoa.
Esse documento é necessário para contratar o serviço funerário e providenciar o sepultamento ou cremação.

Certidão de Óbito

É o documento jurídico fornecido gratuitamente pelo Cartório de Registro Civil do local onde ocorreu o óbito, após o registro feito por familiar ou responsável legal do falecido.
Normalmente o registro é feito após o funeral, e é o documento necessário para os processos burocráticos para solicitação de pensão, inventário ou testamento.

O orçamento de um funeral depende de diversos fatores, como o modelo da urna escolhida, o valor das taxas de sepultamento no local do enterro, se o jazigo é particular ou comunitário, se o velório será utilizado ou não, etc.

A Bom Pastor presta toda a assistência e orientação nos processos burocráticos com total transparência e segurança, ligue (61) 3544-4569 ou (61) 99983-4504 receba as instruções necessárias.

A Bom Pastor presta toda a assistência e orientação nos processos burocráticos com total transparência e segurança.

No momento da notícia do falecimento, o ideal é que o familiar entre em contato para informar o óbito e receber todas as instruções necessárias.

→ Após a confirmação do falecimento, caso a opção de funeral seja a cremação, os familiares deverão informar a opção ao médico antes que ele faça a emissão da Declaração de Óbito.

→ O médico emite a Declaração de Óbito, em casos de morte natural. Em Casos de morte acidental ou violenta, o documento será emitido pelo SVO ou IML.

→ De posse da Declaração de Óbito, o familiar pode acionar o serviço funerário. Caso o falecido tenha plano de assistência funerária deverá entrar em contato com a empresa.

→ A empresa funerária deverá tomar todas as providências para o traslado, preparação do corpo para o velório.

→ O velório é o momento em que os entes queridos poderão se despedir e prestar solidariedade aos familiares e amigos.

→ Nos momentos finais da despedida, são prestadas as últimas homenagens e então o corpo é encaminhado para o sepultamento ou cremação. Caso a opção tenha sido a cremação, após alguns dias é entregue à família a urna cinerária com as cinzas do falecido.

O familiar ou responsável deverá comparecer ao Cartório de Registro Civil, portando:

  1. Documento oficial de identificação com foto;
  2. Declaração de Óbito;
  3. Documentos pessoais da pessoa falecida, tais como: carteira de identidade (RG), CPF, certidão de nascimento ou casamento, título de eleitor, cartão de benefícios etc.
  4. Devem ser informados também os nomes e idades dos filhos, caso a pessoa falecida tenha deixado.

Esta relação de documentos é para que a Certidão de Óbito contenha todas as informações exigidas por lei. Além disso, os dados informados corretamente permitirão requerer pensão e iniciar o processo de inventário ou testamento.

A cremação é um processo funerário de alta tecnologia mas com o custo acessível para associados Bom Pastor.

Apesar do custo aproximado do procedimento no mercado ser no valor médio de R$ 6.000,00, o associado Bom Pastor paga o valor minimo na mensalidade do Plano, para ter a opção de cremação.

*A partir da primeira mensalidade, a carência para utilização da cremação pelo titular ou um dos dependentes é de 90 (noventa) dias. Consulte cláusulas contratuais.

Para mais informações, ligue hoje para nossa central (61) 3544-4569.

A Bom Pastor garante, aos associados do Plano de Assistência Funerária, a cobertura completa* das taxas de velório, sepultamento, jazigo e lápide padrão em cemitérios públicos municipais no domicílio do contratante.

Em casos de pessoas que não são associadas e que fazem a contratação do serviço funerário, a família receberá as orientações para efetuar o pagamento junto ao cemitério.

 

*Conforme plano escolhido.

A Bom Pastor garante, aos associados do Plano de Assistência Funerária, a cobertura completa* das taxas de velório, sepultamento, jazigo e lápide padrão em cemitérios públicos municipais no domicílio do contratante.

Em casos de pessoas que não são associadas e que fazem a contratação do serviço funerário, a família receberá as orientações para efetuar o pagamento junto ao cemitério.

*Conforme plano escolhido.

Comunicar o falecimento de um ente querido é um desafio e tanto. Ao mesmo tempo em que precisamos falar a verdade, devemos acolher e amenizar a dor de quem recebe a notícia.
Para ajudar, preparamos um manual para mostrar a você como ter uma postura coerente nesses momentos difíceis. Baixe gratuitamente AQUI.

Aqui seu ente querido é tratado com respeito e carinho.

Sempre buscamos o melhor para nossos clientes, principalmente nas horas difíceis. Com muito profissionalismo, atuamos no ramo de funerárias em Brasília/DF e Goiás/GO desde 2010, e a cada dia construímos uma história maior, graças ao esforços de todos que compõe a Funerária Bom Pastor, que nos ajuda a entregar serviços e produtos de qualidade para nossos clientes. Alguns de nossos diferenciais: